Viajar de avião está cada vez mais prático. As companhias já criaram aplicativos para que o cliente possa fazer o check-in do seu smartphone, em qualquer lugar, sem precisar esperar nas longas filas dos aeroportos. A companhia aérea Gol, por exemplo, está oferecendo aos seus passageiros a possibilidade de fazer check-in pelo celular (WAP e aplicativos mobile).
O novo sistema, chamado de paperless, possibilita que o cartão de embarque seja gerado pelo telefone e faz com que o passageiro siga direto para a sala de embarque, caso não tenha bagagem para despachar.
Além do celular, a companhia também oferece a opção de realizar o autoatendimento por meio da internet e totens dispostos nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Seguro, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Ilhéus, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador e Vitória.
"Estes investimentos fazem parte do conceito ´fast travel´, no qual estamos nos aprimorando diariamente para possibilitar aos clientes uma passagem cada vez mais rápida pelos aeroportos, por meio de processos simples e com um atendimento de muita qualidade", destaca o diretor de Aeroportos da Gol, André Lima.
A TAM também disponibiliza um aplicativo para smartphones, onde é possível escolher assento no avião, pontuar milhas e receber um cartão de embarque virtual, que deve ser apresentado junto com uma identidade com foto na hora do voo. O prazo para fazer o check in é entre 72 horas e 45 minutos antes do embarque.
Avianca e Azul ainda não contam com o recurso. Mas acessando os sites das companhias é possível fazer o check-in pela internet. Para quem tem bagagens para despachar, a maioria das empresas tem filas especiais para quem já adiantou o procedimento online. Esses balcões costumam ser menos movimentados.
fonte:extra.globo