segunda-feira, 28 de maio de 2012

Potencial do Uso de Aplicativos Móveis no Turismo


Nos próximos anos, a tecnologia móvel será a principal responsável pela troca de informações entre turistas e empresas aéreas. É o que aponta o mais recente estudo desenvolvido pela Amadeus em parceria com a Tech Travel Consulting Inc.

Intitulado “Viajante Sempre Conectado”, o relatório levanta questões como:
. as formas que os viajantes consomem tecnologia
. como os aparelhos móveis podem melhorar as experiências dos turistas
. as etapas do voo consideradas mais importantes aos clientes
. os serviços que precisam ser melhorados para oferecer uma melhor experiência

A pesquisa ouviu 2.978 viajantes de cinco regiões do globo: Ásia, Europa, América Latina, Oriente Médio e América do Norte. Além disto, o estudo também contou com 9 entrevistas qualitativas com as principais companhias aéreas da América Latina, Estados Unidos, Austrália e Oriente Médio.

Resultados apontam necessidade de investimento nas plataformas eletrônicas

De acordo com a pesquisa, os clientes desejam maiores (e melhores) ofertas de serviços, que permitam aos passageiros acessarem e confirmarem informações via aparelhos móveis – como celular, iPad, computador.

Estes sistemas devem ser ágeis, de fácil navegação e que contemplem todos os processos da viagem (do planejamento ao pós).

Crescimento nas vendas de smartphones é tendência mundial
Dados do IDC revelam que o uso dos smartphones aumenta a uma taxa de 79,7% por ano* e atingem um total de mais de 5 bilhões de dispositivos móveis em todo o mundo.


Em locais como África e China, por exemplo, o principal meio de conexão já é o celular. Quando se trata de uso do aparelho para serviços de turismo, o público não decepciona – um terço já faz reservas através deles. Confira o gráfico:





Check-in por novas tecnologias ainda não ‘pegou’ na América Latina

Os latinos se mostram bastantes conservadores quando o assunto é check-in via smartphone. Apenas 4,3% dos passageiros preferem optar pelos aparelhos móveis para realizar esta operação. Atrás deste número ficou apenas o Oriente Médio, com 3,2% do público. Veja a tabela:





Quando questionados sobre os serviços preferidos para receber em seus aparelhos, os entrevistados responderam:

. 39,9% usariam para receber alertas, em tempo real, com o status de seus voos;
. 36,7% para rastrear sua bagagem;
. 36,3% para acessar a internet dentro do avião e durante o voo;
. 35,7% para receber direções dentro do aeroporto (portão de embarque, entre outros);
. 31,7% para realizar o check-in.

Mídias sociais ganham espaço no mercado de turismo

Aliar tecnologia ao turismo é uma ótima ideia. Os viajantes têm se mostrado cada vez mais favoráveis à utilização de ferramentas das mídias sociais – principalmente Facebook e Twitter – para fins turísticos.

Neste quesito, os países asiáticos são os mais avançados com folga. Os japoneses, por exemplo, já oferecem ferramentas em mídias sociais que abrangem o ciclo completo da viagem.

Na contramão desta realidade, os brasileiros surpreendem ao aparecer como o país da América Latina que menos utiliza as ferramentas para fins turísticos. O principal motivo para o número baixo de acessos é a pouca disponibilidade de serviços em solo nacional.

Entre os serviços disponíveis por aqui, constam apenas funcionalidades de check-in, código 4D, gerenciamento do itinerário, escolha do assento e informações sobre os aeroportos.

Por conta disto, o Brasil aparece como uma das regiões menos desenvolvidas do mundo neste quesito, junto com a África e Ásia-Pacífico. Só ficamos à frente do Oriente Médio.


O que esperar do turismo aéreo nos próximos anos


Em todo o mundo já existem mais de 2 mil aeronaves equipadas com Wi-Fi. Estes números só tendem a crescer, uma vez que diversos incentivos vêm sendo disponibilizados aos aeroportos.

Algumas companhias aéreas já oferecem revistas de bordo para os passageiros baixarem em seus tablets – como o iPad, por exemplo. Além disto, no Brasil já é possível se deparar com atendentes realizando check-in fora das filas, também via tablets.

Com a evolução da tecnologia, estima-se que as empresas aéreas utilizem em breve localizadores para identificar passageiros que já se encontram no aeroporto. As vantagens deste sistema são inúmeras, como por exemplo ter melhor controle de situações de no-show.

Além disto, a ferramenta também poderá ser útil nos casos de interrupção dos serviços, exibindo novas alternativas de voo – ou até enviar vouchers compensatórios para satisfazer o viajante.

*Número referente ao 1T11

Fonte: Amadeus1A

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